Seis passos para um relacionamento saudável.
Não podemos falar em como manter um relacionamento de forma saudável sem antes defini-lo e para isso é necessário dizer que um relacionamento saudável é aquele que harmoniza o ambiente e proporciona o sentimento de igualdade, respeito, liberdade, cuidado e atenção, nessa relação promove-se o bem-estar de todos os envolvidos.
Seja entre familiares, amantes, amigos ou colegas de trabalho, o relacionamento saudável acaba promovendo o bem-estar de forma mútua, independente de suas diferenças, além disso, o relacionamento saudável deve resguardar a liberdade de expressão de cada um, sem medo de ser reprimido ou julgado. Precisa estimular a capacidade e a habilidade de manter o convívio social, já que esse é um fator essencial para a vida humana em sociedade.
Numa relação saudável é natural existir ciúme, porém é necessário que exista uma dose muito maior de admiração, respeito, autonomia e compreensão, o diálogo frequente e uma comunicação direta e honesta são também características de uma relação saudável.
Mas, como manter um relacionamento saudável?
- Cultive afeto e admiração;
Como já dissemos, respeito e admiração são fundamentais na construção e manutenção de um relacionamento saudável, sem isso não existe motivação para mudanças ou mesmo para permanecer próximos.
2. Pratique a empatia;
A empatia é conhecida como a capacidade humana de se colocar no lugar do outro e compreender suas motivações, visões e atitudes, ele surge naturalmente, porém, autores respeitados como Daniel Goleman (grande estudioso da inteligência emocional) afirma que a empatia pode ser desenvolvida e estimulada.
A empatia gera bem-estar e auxilia na harmonia entre os indivíduos, proporcionando sentimentos de reconhecimento e valorização, sentimentos que permitem o respeito aos pensamentos e crenças alheias, ainda que você discorde destes.
3. Sejam pacientes;
A paciência junto com a tolerância é a base para qualquer relação saudável, seja, entre amigos, familiares ou mesmo funcionários e seu chefe, a paciência é uma característica que proporciona harmonia e bem-estar para a manutenção de um relacionamento saudável.
- Evitem discutir;
Busque sempre falar com calma, dialogar sem elevar o tom de voz, evite gritar ao invés disso melhore seus argumentos e aceite os argumentos do outro. Aprenda a ceder em determinados momentos, isso pode ser uma demonstração de altruísmo.
5. Saibam ouvir;
Num relacionamento saudável existe a troca de experiências como a base para um dialogo saudável, então é preciso lembrar que existe sempre o seu momento de falar e o seu momento de ouvir. Saiba ouvir com atenção, ouça suas emoções, buscando compreender o que o outro tem a dizer e se expressando da forma mais clara e direta possível. Os maiores problemas de um relacionamento costumam ser resolvidos por meio da comunicação verbal.
- Admitam seus erros;
Além de uma atitude honesta você estará dando ao outro a oportunidade de agir da mesma forma, peça desculpas, busque consertar o erro, reduzindo ao máximo os prejuízos provocados pelo ocorrido. Assumir seu erro faz com que a situação possa ser superada mais rapidamente e sem traumas.
Agora se depois de receber tantas informações sobre o que é e como manter um relacionamento saudável, você perceber que não consegue demonstrar esses sentimentos e apresentar essas atitudes dentro dos seus relacionamentos, percebendo ainda que os seus relacionamentos estão sendo permeados por competições, brigas e indelicadezas, talvez seja a hora de buscar um psicólogo e iniciar o processo de psicoterapia, porque o psicólogo é o profissional capaz de auxiliar o equilíbrio das emoções e te orientar no desenvolvimento da inteligência emocional.