Janeiro branco

Janeiro Branco: o mundo precisa de saúde mental!

Em 2022, é celebrada a 9ª edição da campanha Janeiro Branco pela saúde mental, que este ano tem o tema: O mundo pede saúde mental! Mas você sabe o que é Janeiro branco?

Como surgiu o Janeiro Branco?

Essa é uma campanha que surgiu em 2013 a partir da iniciativa de psicólogos e entidades sociais que, inspirados em outros meses de mobilização pela saúde e pela vida (como outubro rosa e novembro azul), tiveram a ideia de um mês de mobilização pela saúde mental das pessoas. Eles perceberam essa necessidade cada vez mais urgente nesse assunto porque os casos de distúrbios de saúde mental vinham crescendo. Naquela época, os números já eram altos e hoje são ainda mais. Só para se ter uma ideia:

Dados de saúde mental

9,3% da população brasileira é ansiosa. Isso faz com que ocupemos a colocação de país mais ansioso do mundo.
O Brasil é o segundo maior país das Américas em números de depressão (5,8%)
Entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais em países de alta renda não recebem tratamento adequado e, nos países de baixa renda, de 76% e 85%.
Efeito da pandemia
Com a pandemia de Covid-19, anunciada oficialmente no Brasil em março de 2020, esse prejuízo à saúde mental dos brasileiros, infelizmente, só aumentou. Sentimento de ansiedade, insegurança, perda, imprevisibilidade e medo passaram a fazer parte da rotina da população.

Objetivo do Janeiro Branco

Por isso, o janeiro branco vem para dizer: o mundo precisa, as pessoas, todos nós precisamos de saúde mental, precisamos cuidar da saúde mental e falar sobre ela. Assim como outras campanhas, como novembro azul, setembro amarelo e outubro rosa, o objetivo do janeiro branco também é salvar vidas!

É possível salvar vidas conscientizando as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental para o seu bem estar e no seu dia a dia, na manutenção de suas relações interpessoais e na qualidade de vida! Além disso, também podemos zelar pela nossa saúde mental de forma preventiva.

Todos nós estamos suscetíveis a desenvolver um distúrbio de saúde mental. Seja por causas genéticas, fatores externos com os quais nos vemos incapazes de lidar, como estresse no trabalho, relações familiares, ou a pandemia que estamos vivendo.

Mas podemos evitar o adoecimento da nossa mente e das nossas emoções buscando autoconhecimento e técnicas que nos ajudam a lidar melhor com estresse e com os sentimentos. Como o acompanhamento psicoterapêutico.

Como contribuir para o Janeiro Branco?

Você também pode contribuir para a campanha janeiro branco através de ações simples, como:

Compartilhando informações de especialistas sobre saúde mental;
Falando para as pessoas sobre a importância da saúde mental;
Percebendo e estando atento aos sinais e sintomas de distúrbios de saúde mental nas pessoas à sua volta e indicando especialistas.
Todos nós, juntos, podemos construir uma sociedade mais saudável emocionalmente e psicologicamente.