O que não está legal na sua vida pode ser a causa da sua ansiedade
A ansiedade aparece em nossas vidas muitas vezes de formas diferentes. Em algumas pessoas, ela aparece na hora de realizar uma prova, ou na perda do sono à noite, com a cabeça cheia de preocupações que parecem muito distantes de resolver. Para outras pessoas, pode ser que a ansiedade impeça elas de falar em uma reunião de trabalho, de sair com os colegas para um restaurante, ou mesmo provoque um pânico total, sem nenhum motivo aparente, mas cheio de sintomas físicos desconfortáveis.
Seja qual for a forma em que a ansiedade aparece na sua vida, queremos informar a você que a ansiedade é completamente tratável, e, com o cuidado adequado, você pode sim voltar a viver bem, tendo controle do que sente e não permitindo que ansiedade interfira na sua saúde.
A terapia cognitivo-comportamental (referencial teórico da nossa equipe da Escolha Voar Alto) provou ser totalmente eficaz no tratamento não só da ansiedade, como de muitos outros transtornos psicológicos. Geralmente os pacientes apresentam uma evolução perceptível logo ao iniciar o processo terapêutico.
Como já falamos, a TCC é uma forma estruturada de psicoterapia que se propõe a orientar o paciente sobre a influência que os pensamentos tem sobre as situações que vivemos, e como tudo isso influencia e altera o nosso estado de humor e consequentemente a forma que nos comportamos. Ou seja, a forma como você interpreta e compreende uma situação determina o modo como você sente e o modo como você se comporta.
Esse modelo terapêutico tem como um dos objetivos principais auxiliar você no reconhecimento dos seus pensamentos que geram sofrimento e transtornos psicológicos, permitindo que você mesmo compreenda seus padrões de pensamentos, emoções e comportamento (modelo cognitivo). Dessa forma, você aprenderá a parar de agir de forma automática e disfuncional, sendo capaz de reestruturar sua vida e tomar decisões sob outra ótica.
Infelizmente, para que a ansiedade tenha surgido em sua vida, algo não estava legal, e, por isso, ela se manifestou. Então, sugerimos que agora você pare e analise o que pode não estar satisfatório em sua vida e ter causado o aumento da sua ansiedade, provocando os sintomas que você tem experimentado.
Pode ser o seu trabalho, a sua vida amorosa, sua vida financeira, o fato de você não saber dizer não e se sentir cansado, uma decisão importante que só você pode tomar, mudanças recentes que podem ter desorganizado sua rotina. Muitas coisas podem provocar o aumento da ansiedade, mas é fundamental que você se pergunte sempre “o que não está bom na minha vida?”. Assim, juntos dentro do processo terapêutico iremos cuidar não só do seus sintomas físicos e psicológicos, mas também da reestruturação da sua vida para que você possa voltar a Voar Alto.