ansiedade

Ansiedade x Produtividade

Quantas vezes você diria que sua ansiedade afetou diretamente sua organização, planejamento, ou mesmo a criação de suas metas e objetivos? Muitas, não é mesmo? Gostaríamos de dizer que você não está sozinho, pois segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros sofrendo com transtornos de ansiedade.

Acreditamos que isso se deve a vários fatores, tais como o amplo acesso à informação, notícias e tecnologias – fator que torna as pessoas aceleradas; foco exagerado no futuro, questão que acaba prejudicando a saúde física e mental das pessoas, entre outros diversos pontos. Esse cenário demonstra a importância da procura de ajuda profissional, principalmente quando percebemos que estamos hipersensíveis, disparando respostas disfuncionais às diversas situações, causando prejuízos e interferindo diretamente em nossa funcionalidade e produtividade.

Pessoas com transtorno de ansiedade costumam ter pensamentos acelerados e negativos, baixa atenção e capacidade de concentração reduzida. Cada um desses sintomas interfere diretamente na produtividade e gera um grande impacto na vida, além do sofrimento psíquico. Naturalmente, as pessoas que sofrem com a redução da produtividade e capacidade laboral costumam se sentir culpados, o que pode provocar o rebaixamento da autoestima e do senso da capacidade e resolutividade.

Infelizmente, não existe uma receita direta que possa ser dada para que você consiga controlar sua ansiedade e voltar à sua produtividade, mas o caminho para a melhora da sua ansiedade começa em compreender como ela se manifesta em seu corpo, quais os pensamentos e comportamentos que ela gera e como ela se instalou na sua rotina diária. É importante aprender a perceber de onde ela vem e quais os seus gatilhos, para que durante a terapia possam ser criadas estratégias que ajudem você a lidar com cada um desses aspectos.

Sempre que sentir que sua ansiedade está muito mais forte do que deveria, tente voltar e se “ancorar” no momento presente, pois esse é o único lugar onde podemos ter controle sobre a nossa realidade. Prestar atenção na sua respiração pode ser uma boa dica para ajudar você a “ancorar” no momento presente. Incluir atividades prazerosas no seu dia-a-dia também costuma causar muitos efeitos positivos na redução e controle da sua ansiedade.

Lembre-se nessas horas de conversar com você mesmo como falaria com um amigo. Se pergunte sempre se o que está sentindo é um fato ou uma dedução da situação, e foque nas coisas simples que a vida oferece. Essa é uma estratégia auto-regulatória e deve ser colocada em prática não apenas nos casos de ansiedade, mas em todos os momentos da sua vida.

A nossa tendência é de sempre julgarmos a nós mesmos e sermos punitivos e críticos conosco. Quando estamos sofrendo com transtorno ansioso, fazemos tudo isso naturalmente, e nesse momento o melhor a fazer é praticar a autocompaixão, sendo compassivo e cuidadoso e vivendo um dia de cada vez.

Lidar com a ansiedade requer treinamento e orientação, e isso é fundamental para que você volte a ser capaz de ser produtivo, organizado e seguir planejando sua vida apesar da sua ansiedade. Um dia de cada vez, por mais simples que seja, já ajudará você a ser mais organizado e capaz de controlar sua ansiedade. Lembre-se: você é uma pessoa com ansiedade e não o contrário, ela faz parte da sua vida, mas não deve roubar o seu tempo e produtividade.

Em casos onde a ansiedade torna você disfuncional e interfere na sua produtividade, é muito importante o tratamento psicológico para redução dos sintomas e a melhora na sua qualidade de vida. Nós na Escolha Voar Alto estamos sempre disponíveis para te impulsionar a Voar cada ver mais Alto.