Cincos habilidades para desenvolver inteligência emocional
Daniel Goleman psicólogo responsável por popularizar mundialmente o terno “Inteligência Emocional” acredita que é fundamental ter em mente que qualquer ser humano possui a capacidade de desenvolver habilidades emocionais, a questão é que isso exige mudanças de atitudes e principalmente das maneiras de lidar com seus próprios sentimentos e relacionamentos interpessoais.
Desenvolver habilidades emocionais não é algo simples, mas é algo possível e fundamental para alcançar o sonhado sucesso pessoal e profissional. Goleman sugere que para o desenvolvimento da Inteligência Emocional é necessário que desenvolvamos pelo menos cinco habilidades básicas que podem ser aprimoradas com treinamentos comportamentais diários, essas habilidades são:
Autoconhecimento: É a capacidade de reconhecer nossas próprias emoções e sentimentos, a ausência de reconhecimento das próprias emoções nos deixa a mercê das nossas próprias emoções, quando somos capazes de reconhecer conseguimos desenvolver um controle mais sólido sobre nós mesmos, nossos trabalhos e nossos relacionamentos como um todo.
Controle Emocional: É a habilidade em lidar com as próprias emoções, adequando-se a cada situação vivida. É ter consciência das emoções positivas e também das emoções negativas que são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer ser humano. Se não somos capazes de reconhecer nossas próprias emoções também não vamos conseguir fazer nada a respeito delas, quando o sugerido por Daniel Goleman considerado pai da Inteligência Emocional é libertar-se delas através de um processo dirigido para a razão.
Automotivação: Capacidade de dirigir uma emoção a serviço de um objetivo ou de uma realização pessoal, se nos deixarmos levar pela ansiedade ou pela raiva, por exemplo, não conseguimos nos controlar nas atividades que devemos desenvolver, por outro lado se tivermos motivados, seremos capazes de encontrar prazer no que estamos fazendo aumentando naturalmente nossa produtividade e melhorando resultados.
Empatia: Diz respeito à capacidade de reconhecimento das emoções, necessidades e desejos das outras pessoas, permitindo-lhes a construção de relações pessoais mais saudáveis e assertivas onde o outro é igualmente valorizado, ou seja, é a capacidade de se compreender no lugar do outro, respeitando e aceitando suas possibilidades assim como suas limitações, proporcionando equilíbrio nas relações.
Relacionamentos interpessoais: É a habilidade de interação com outras pessoas utilizando competências sociais, como o diálogo, a empatia e o respeito como base para gerar emoções em outras pessoas. Funciona como a base que sustenta a popularidade, a capacidade de liderança e a eficiência interpessoal.
Segundo Goleman todos os seres humanos são capazes de desenvolver essas cinco habilidades e são elas que vão diferenciar aqueles com sucesso, daqueles que possuem inteligência, mas não conseguem alçar os próprios objetivos.
A Escolha Voar Alto investe diariamente no desenvolvimento da inteligência emocional de pessoas que buscam o crescimento pessoal e profissional, somos uma Equipe focada em estar ao seu lado na busca pelos mais altos voos da sua vida.