O sofrimento em uma relação conjugal pode surgir por diversos motivos, envolvendo aspectos emocionais, psicológicos e até físicos. Esse sofrimento frequentemente está ligado a dificuldades de comunicação, falta de conexão e intimidade, reações emocionais negativas muito intensas ou mesmo brigas e conflitos constantes.
A Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT) oferece uma abordagem para tratar o sofrimento conjugal, combinando técnicas de modificação comportamental com estratégias de aceitação. Ela ensina habilidades de comunicação saudáveis, para que os indivíduos possam expressar seus sentimentos, necessidades e limites pessoais com clareza e assertividade. A escuta ativa e a validação emocional, são exemplos de técnicas que auxiliam os casais a escutar e reconhecer a perspectiva um do outro.
A terapia também tem como foco interromper padrões destrutivos, como críticas constantes, defensividade e desprezo. Com a prática de novos comportamentos mais positivo, tanto nas sessões quanto no cotidiano do casal, cria-se um ambiente mais amoroso e saudável para o relacionamento.
Além de melhorar a comunicação, a IBCT ajuda os casais a resolver problemas práticos do cotidiano. São identificadas áreas de conflitos específicas, como divisão de tarefas domésticas ou parentalidade, e o desenvolvimentos de estratégias para resolver esses problemas de forma colaborativa. Dessa forma, o casal pode reduzir o estresse e fortalecer a parceria.
Outro foco fundamental da IBCT é a aceitação das diferenças individuais. Nem todas as divergências entre o casal podem ser resolvidas, e aprender a lidar com essas diferenças de forma saudável é essencial. Isso não significa tolerar comportamentos prejudiciais, mas aceitar que algumas diferenças são parte de qualquer relacionamento. Com essa aceitação, os casais podem reduzir os sentimentos negativos e viver com mais compreensão, empatia e leveza.
A terapia pode ser um caminho eficaz para melhorar a comunicação, resolver conflitos e fortalecer o vínculo entre o casal. Auxiliando na construção de uma relação saudável e que traga satisfação para ambos.
Como funciona?
Atendimento: Conjugal (Casal).
Duração de cada encontro: As primeiras consultas têm em torno de 40 a 50 minutos e as consultas de controle posteriores em geral duram em torno de 30 minutos.
Periodicidade: Semanal ou quinzenal, dependendo da necessidade e resposta de melhora.
Modalidade: Online.
Observação: As consultas médicas na modalidade online não eram permitidas pelo Conselho Federal de Medicina antes da Pandemia da COVID 19. Atualmente, elas estão permitidas enquanto durar o DECRETO LEGISLATIVO Nº 6, DE 2020, que determina o Estado de Calamidade Pública em nível federal e cuja vigência foi prorrogada até 30 de junho de 2021. Após este período, espera-se que o Conselho Federal de Medicina mantenha a autorização para esta modalidade de atendimento, mas ainda não existe uma manifestação oficial do Órgão sobre o tema. (Abril de 2021)
Quer mais informações?
Clique aqui, entre em contato com a Escolha Voar Alto!