Depressão: tudo o que você queria saber

A depressão é um dos problemas de saúde mental mais comuns atualmente e, por isso, muita gente acha que já sabe tudo sobre esse assunto. Mas a verdade é que muitos ainda confundem os sintomas e os tratamentos possíveis e não leva a doença a sério ou não sabe porque ela acontece. Nesse texto, quero explicar tudo isso e mais um pouco, para acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas.

O que é depressão e quais seus tipos
Depressão é um distúrbio de saúde mental que afeta o humor, experiências, sentimentos, comportamentos e pensamentos. De uma forma geral, podemos dizer que os maiores sinais da depressão são o humor deprimido e a perda de de interesse nas atividades diárias que durem mais que duas semanas.

O quadro da depressão pode variar em tempo de duração, número de episódios ao longo da vida, intensidade dos sintomas, nível de prejuízo à qualidade de vida e se o quadro é acompanhando ou não de episódios de mania e de psicose. Assim, podem ser muitos os tipos de depressão, e alguém com depressão persistente pode apresentar sintomas diferentes de alguém com depressão maior, por exemplo.

E quais sintomas são esses?
Como já expliquei, o quadro de depressão varia muito de pessoa para pessoa, e é por isso que o acompanhamento psicoterapêutico e psiquiátrico é sempre único e individualizado. Mas os seguintes sintomas são comuns à maioria dos pacientes com depressão:

  • sentimentos constantes de culpa e inutilidade;
  • falta de foco e concentração e fuga das decisões;
  • cansaço excessivo;
  • distúrbios do sono;
  • perda ou aumento excessivo de apetite;
  • agitação ou falta de energia;
  • pensamentos destrutivos ou suicidas.

Esses sintomas podem se confundir com outras condições de saúde física como problemas na tireoide e com outras questões da vida sentimental e emocional como o luto ou problemas financeiros. É por isso que é importante o diagnóstico profissional, que vai também investigar as causas da depressão para indicar o melhor tratamento.

Causas da depressão
Geralmente, não há uma causa única para a depressão. Essa é uma condição de saúde mental que acontece pela interação entre os efeitos do ambiente de vida, a genética da pessoa e desequilíbrios na química do cérebro e a história de vida, portanto, é multifatorial e cumulativa. O ambiente de vida pode contribuir, por exemplo, quando ocorre episódios causadores de estresse significativos, como desemprego. Já a genética é importante para determinar a forma como o cérebro reage ao desequilíbrios de substâncias reguladores de humor como a noradrenalina e a dopamina. Na história de vida, podem existir muitos fatores que contribuem para o desenvolvimentos de quadros depressivos, como falta de afeto na infância, problemas familiares e abuso sexual.

Tratamentos para depressão

O tratamento pode começar a partir da avaliação de um psicoterapeuta ou psiquiatra, pois pode ser feito sob a orientação de um desses dois profissionais ou, como acontece em muitos casos, dos dois juntos. Esse tratamento combinado costuma dar bons resultados e é por isso que aqui na Escolha Voar Alto temos psicólogas e psiquiatra trabalhando em conjunto. O tratamento psiquiátrico é farmacológico e a psicoterapia trabalha com várias abordagens diferentes, como a cognitivo comportamental, a terapia de aceitação e compromisso e a terapia de ativação comportamental.

Uma depressão não tratada tem impactos profundos na qualidade de vida do paciente, levando a queda na produtividade a até a abandono do trabalho, além de implicar em maiores riscos de doença cardiovascular e maiores riscos de tentativa de suicídio. O momento em que vivemos, de uma pandemia que trouxe angústia e insegurança para muitos, aumentou bastante os casos de depressão. O Brasil já tinha altos índices da doença antes da pandemia, e um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da UERJ indicou que os casos de depressão quase dobraram desde o início do isolamento social.

Não espere ser você a fazer parte dessas estatísticas. Você pode começar hoje mesmo a cuidar da sua mente, basta decidir buscar ajuda. A Escolha Voar Alto está de portas abertas para te receber e te ajudar a trilhar seus caminho em busca da saúde mental.