O que é Psicologia?
Psyche – Do Grego “espírito, alma e respiração.”
Logia – Do Grego “estudo de algo”.
Foi a partir de 1879 com a criação do primeiro laboratório dedicado exclusivamente para o estudo da psicologia pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (conhecido como o pai da psicologia), que esta se tornou ciência reconhecida e respeitada. Para Wundt o estudo da psicologia se baseava no entendimento da relação entre os fenômenos (situações de vida) e o sujeito. Desde então a psicologia enquanto ciência tem evoluído e sido desenvolvida como uma ciência diversificada, que estuda os processos mentais e comportamentais. Os processos mentais estão ligados diretamente à forma como a mente humana funciona, eles unem nossas capacidades de saber, sentir e fazer, sendo capaz de abranger muitos outros aspectos aparentemente simples, porém profundos e muitas vezes difíceis de serem reconhecidos como as emoções, sonhos, memórias, percepção, personalidade, doença.
Com isso, é possível entender a psicologia como a ciência que estuda não só os estados mentais, mas também o seu funcionamento e todo o comportamento ligado ao desenvolvimento do ser humano enquanto ser bio-psico-social, ou seja, que coexiste em dimensões biológicas, psicológicas e principalmente no meio social.
O que entendemos sobre:
Comportamento: Reação de algo/alguém à situações biológicas, emocionais e sociais.
Pensamento: Produto da mente através de atividade intelectual, ato de refletir, meditar ou tomar consciência.
Emoção: Sensações físicas e emocionais geralmente provocadas por estímulos, como sentimentos, pensamentos ou acontecimentos.
Memória: É o armazenamento de informação proveniente de situações ou fatos, advindos de experiências vividas e ouvidas pelo sujeito, está diretamente ligada ao desenlvimento da aprendizagem, interpretação e consciência.
Percepção: Considerada uma função cerebral capaz de atribuir sentido a sentimentos, emoções e comportamentos, geralmente baseados em julgamentos ou opiniões pessoais.
Sonho: É o conjunto de percepções, sensações, representações de imagens e fantasias, geralmente visuais que se apresentam a mente durante o sono, possui significados distintos dentro das ciências, religiões e culturas.
Personalidade: É um termo usado para descrever ou explicar o conjunto de características marcantes e individuais do sujeito, que os caracterizam ou diferenciam de outros.
Doença: Desequilíbrio biológico do estado de saúde de um ser vivo que é caraterizado por um conjunto de sintomas.
Tratamento: Conjunto de meios usados para curar ou tratar uma doença.