empatia

Quatro características de quem usa a empatia em suas relações.

Se olharmos no dicionário Aurélio, a palavra empatia significa: “A capacidade psicológica para se identificar com o eu do outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas”. “Ato de se colocar no lugar do outro”.

Ou seja, em resumo empatia é a nossa capacidade de se colocar no lugar do outro, experimentando seu ponto de vista. É uma característica inata do ser humano, ou seja, nascemos com ela e diante na importância desse comportamento, ele tem sido cada vez mais estudado e compartilhado por ajudar na construção de relações duradouras e de sucesso na vida pessoal e profissional de cada um.

Para Daniel Goleman grande estudioso da inteligência emocional, praticar a empatia ajuda a ampliar nossa percepção, enriquece e fortalece opiniões, quebra preconceitos e ajuda a solucionar problemas que muitas vezes parecem indissolúveis. Por isso a empatia é uma habilidade fundamental na construção de relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis e respeitosos.

A empatia é parte da natureza humana, não é uma lógica racional e se desenvolve com o ser humano de forma automática, ela pode não aparecer de forma consciente no seu dia a dia, mas ela pode e deve ser estimulada a partir do momento que você toma consciência da sua importância para os seus relacionamentos e se torna mais responsável pelas emoções das pessoas ao seu redor.

Quatro características de uma pessoa empática.

  1. – Eles sabem entender e lidar com suas próprias emoções antes de tentar entender as emoções do outro, se for necessário param e pensam de forma consciente sobre a situação antes de reagir a ela de forma impulsiva e sem controle emocional.
  2. – Pessoas empáticas são, excelentes ouvintes, costumam ser dispostos a aprender e estão sempre atentos ao outro, conseguem interpretar pessoas observando suas palavras, sentimentos e comportamentos.
  3. – Os empáticos tem o hábito de questionar de forma sincera o outro, eles têm o objetivo de perceber outros pontos de vista sob a forma de uma curiosidade comprometida com o respeito, uma preocupação real que não se confunde com intromissão, pena ou caridade.
  4. – São capazes de perdoar, exercitam essa habilidade diariamente. O perdão deixa o indivíduo mais feliz e satisfeito com a vida, reduzindo significativamente o estresse e as emoções.

Essas habilidades quando são colocadas em prática, proporcionam aumento do vinculo e da confiança de um indivíduo com outro, desenvolvendo uma comunicação eficaz, um respeito maior com as situações e reações das pessoas ao nosso redor, deixando de lado a hierarquia, cor, raça ou classe social.

Concluímos aqui que a empatia esta diretamente ligada à possibilidade de aumentar seu campo de visão sobre si, sobre o outro e sobre o mundo e certamente está intimamente relacionada a chances reais de alavancar suas conquistas e seu sucesso.

Agora, depois de aprender um pouco mais sobre empatia e sua importância, comece a se avaliar com sinceridade percebendo se você trata as pessoas como gostaria que elas lhe tratassem, observe se na sua rotina diária você se coloca no lugar do outro antes de tomar decisões pautadas nas suas próprias opiniões e sentimentos e o quanto você esta atento ao que o outro nem sempre consegue expressar diretamente.

Esperamos que ao terminar de ler esse texto, você faça essa auto avaliação e caso perceba que precisa de ajuda para desenvolver sua empatia de forma saudável e efetiva, procure auxilio de profissionais capacitados para te orientar. Um psicólogo é sempre uma boa escolha.

Boa reflexão.