Mindfulness

Quatro mitos sobre a prática de Mindfulness.

Há cerca cinco anos atrás ninguém ouvia falar sobre a prática de Mindfulness, hoje grandes empresas, hospitais, organizações esportivas e pessoas comuns como nós têm aprendido e ensinado a prática diária da atenção plena.

Pesquisas comprovam a eficácia da prática através de exames de ressonância magnética que atestam redução da atividade cerebral em áreas capazes de gerar emoções de raiva e estresse e o aumento da atividade em áreas ligadas à calma, a criatividade e a concentração.

Muitas pessoas pensam em aderir ao Mindfulness, o grande problema são os mitos que giram em torno da sua prática, como por exemplo: que leva tempo e que precisa permanecer sentado em posição de lótus alguns minutos todos os dias. Mitos como esses não são reais e vamos te explicar por que.

  1. Praticar Mindfulness exige tempo: Uma ideia comum, porém a consciência do que acontece no presente, associada a uma atitude de aceitação, NÃO interfere nas suas atividades e você não tem que parar tudo que estar fazendo para praticar e ao final da prática você percebe a sensação de calma e autodomínio.
  2. Não consigo ficar em posição de lótus por 20 minutos todos os dias: Praticar Mindfulness não exige que façamos a posição de lótus por tempo algum, isso é uma escolha pessoal de cada praticante, não é uma regra e só deve ser feita se você se sentir motivado a isso. Você poderá praticar atenção plena sentado na cadeira do escritório enquanto trabalha.
  3. Tenho crianças pequenas em casa, não vou conseguir silêncio: Ao começar a ser orientado a aprender sobre a prática você vai perceber que consegue dar atenção ao seu filho e praticar Mindfulness ao mesmo tempo, você será capaz de preparar seu jantar ou lhe ensinar a lição de casa e estar praticando atenção plena.
  4. Não tenho tempo para ler livros grandes sobre Mindfulness: Por isso muitos livros sobre o tema são pequenos, escritos de forma simples e direta, com exemplos de praticas claras e geralmente rápidas, para que o praticante seja capaz de executa-las onde estiver e no tempo disponível. 

Agora que talvez tenhamos conseguido desmistificar alguns dos mais comuns obstáculos que a grande maioria das pessoas coloca para dar início à prática de Mindfulness, que tal receber orientação para adequar sua pratica de atenção plena a suas necessidades pessoais e profissionais? Nós da escolha Voar alto estamos preparadas para lhe passar todas as informações e técnicas capazes de te impulsionar a alcançar voos cada vez mais altos.