pessoas felizes saindo depressao

Sete dicas que vão te auxiliar a superar a depressão.

Agora que você consegue compreender o que é como são definidos os sintomas para diagnóstico de depressão, gostaríamos de deixar claro que para o tratamento dessa psicopatologia, é indispensável a combinação da terapia medicamentosa, psicoterapia e estratégias comportamentais.

Por isso, gostaríamos de apresentar algumas dicas que acreditamos que vão AUXILIAR você na luta contra a depressão:

1. Se afaste de situações estressantes: a longo prazo, situações estressantes produzem um hormônio chamado Cortisol, que em excesso causa vários problemas e um deles é a depressão. Portanto, utilize técnicas que auxiliem na redução de estresse e aumento do relaxamento.
2. Fortaleça sua rede de apoio: mantenha-se próximo das pessoas as quais você se sente acolhido, que gostem de você e sejam capazes de estar ao seu lado quando seus sentimentos forem tristes e dolorosos, e seus pensamentos estiverem negativos. Familiares e amigos são as pessoas mais indicadas para estarem ao seu lado nesses momentos.
3. Aprenda a questionar seus pensamentos: as pessoas que sofrem do transtorno depressivo costumam ter um fluxo de pensamentos negativos e de culpa muito maior do que as outras pessoas. Aprender a percebê-los e questioná-los é importante para avaliar se realmente são verdadeiros. Essa técnica costuma ajudar a melhorar a qualidade do seu humor. Fazer psicoterapia certamente pode auxiliar você a modificar esses padrões de pensamentos e emoções.
4. Procure resistir à procrastinação e defina prazos: a depressão causa a perda de energia física, assim como dificuldade de concentração, o que faz com que a procrastinação pareça sempre a melhor opção. Todavia, a procrastinação aumenta a culpa, o sentimento de incapacidade e frustração, o que alimenta o círculo vicioso iniciado nos pensamentos negativos. Para isso, é importante definir prazos e gerenciar o seu tempo de forma que você cumpra as pequenas metas diárias que vão te ajudar a se sentir mais eficiente e capaz.
5. Estimule sua serotonina para que seja produzida naturalmente: a serotonina é o principal hormônio relacionado ao bem-estar e a felicidade. Ele pode ser produzido naturalmente ao você realizar atividades físicas como caminhada, corrida, yoga, entre outras. Além disso, alguns cientistas afirmam que também é possível produzir serotonina ao relembrar de momentos felizes, receber contatos físicos como abraços e massagens, ou mesmo quando tomamos sol. Escolha a forma que mais motiva você e estimule diariamente sua produção de serotonina.
6. Cuide dos seus hábitos alimentares: muitos são os nutrientes que podem interferir na manutenção dos sintomas de depressão, como o zinco, por exemplo. Antes de realizar qualquer mudança alimentar, procure auxílio de um nutricionista.
7. Atenção à higiene do sono: sono e humor estão diretamente ligados, portanto, cuidar da higiene no seu sono pode melhorar a qualidade dele e, consequentemente, ajudar a estabilizar o seu humor. Para isso, sugerimos que desligue os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir para a cama, beba água, vá ao banheiro e reduza a luminosidade se for possível. Evite usar o quarto para trabalhar ou qualquer outra coisa que não seja o seu descanso.

É fundamental nesse momento trazer para perto de você pessoas que te façam bem, que coloquem você para cima. Corte relações tóxicas, se concentre no que é importante e traz prazer para sua vida. Escolher Voar Alto depende de você, não se trata de egoísmo, mas sim de autocuidado, autocompaixão e amor próprio. Para sair da depressão, você precisa cuidar da sua saúde mental, um dos sseus bens mais preciosos.

Essas dicas colocadas em prática não substituem o acompanhamento profissional para o tratamento da depressão, elas representam sugestões que vão servir como complemento ao tratamento médico e psicológico.