Nove sinais de que sua ansiedade pode precisar de cuidados.
A ansiedade é um acompanhante presente ao longo de toda à evolução da espécie humana, ela é uma resposta habitual do ser humano e está presente até hoje porque possui uma função adaptativa fundamental para o desenvolvimento do ser humano. A sensação de ansiedade é capaz de preparar o sujeito para que situações que podem ser de risco para o individuo, sejam eles riscos físicos ou psicológicos.
É a ansiedade quem prepara o corpo humano com a reação cientifica conhecida como “sistema de luta ou fuga”, ela prepara o sujeito para caso exista um perigo real ele seja capaz de se defender ou evitar um aumento do risco já existente. Se o indivíduo é capaz de se preparar para as situações de risco, a sua chance real de defesa é muito maior, reduzindo assim os efeitos negativos dessas situações.
Podemos dar como exemplo de ansiedade positiva, quando pensamos, por exemplo, num empresário que precisa apresentar um grande projeto para sua empresa e durante meses estuda e se prepara de todas as formas para esta apresentação. A ansiedade faz com que ele se dedique na preparação do trabalho, com o objetivo de evitar um risco (no caso, uma má apresentação e consequentemente um prejuízo significativo para a empresa). Se preparar para a situação não garante que o sucesso seja alcançado, mas, reduzir as chances de não ser um grande fracasso, isso mostra que a ansiedade não é uma condição negativa.
A psiquiatria nos diz que a ansiedade em níveis saudáveis auxilia e prepara o indivíduo, aumentando suas possibilidades de sucesso, até atingir um ponto onde a ansiedade passa a ser associada a prejuízos ao invés de sucesso alterando o comportamento do sujeito e afetando de forma negativa sua vida.
É tênue a linha que divide a ansiedade normal da ansiedade patológica, sendo quase impossível precisa-la, o que se sabe é que a ansiedade patológica costuma ser uma resposta inadequada em sua intensidade e duração, podendo provocar distorções e confusões de tempo e espaço. Em resumo é possível dizer que a ansiedade é um estado emocional e quando se torna patológica ela costuma apresentar realções emocionais de preocupação, medo persistente, cansaço mental, além de sintomas físicos como, palpitações, tremores, dores de cabeça, insónia, entre outros.
São sinais de que sua ansiedade pode precisar de cuidados:
1 – Insônia: Dificuldades para iniciar ou manter o sono e despertares muito mais cedo que do habitual podem demonstrar alguma alteração emocional.
2 – Irritabilidade: Costuma ser uma característica comum em quem sofre com ansiedade em um grau elevado, aparecendo geralmente em forma de agressividade.
3 – Falta de concentração: Manter-se concentrado para o ansioso pode se tornar tarefa difícil na grande maioria das vezes, porque o indivíduo costuma voltar toda sua atenção para o que considera seu o grande problema.
4 – Preocupação excessiva: elas podem torna-se grandes a ponto de paralisar o sujeito ao invés de estimula-lo a resolução de problemas.
5 – Falta de ar: enjoos e dores de barriga: Quando sem motivos aparentes, costumam ser comuns em pessoas com ansiedade.
6 – Lembranças ruins persistentes: Relembrar situações ruins do passado, levando á reviver os sentimentos novamente e consequentemente levar ao sofrimento emocional.
7 – Dores musculares: Pessoas com ansiedade costumam tencionar toda a musculatura do corpo, gerando dores que normalmente não são justificadas pela medicina tradicional.
Se todos esses sinais se fazem presentes de forma constante e persistente em sua rotina diária, trazendo estresse e sofrimento, talvez seja a hora de buscar ajuda especializada de um psicólogo capaz de reduzir sua ansiedade. Transtorno de ansiedade tem tratamento e você pode voltar a ter uma fida perfeitamente normal.