flexível

Sobre o que é ser flexível.

Para Walter Riso terapeuta e professor universitário a flexibilidade mental é muito mais que uma habilidade, ela deve ser considerada uma virtude humana capaz de definir o estilo de vida e a forma como a pessoa lida com as pressões sofridas pelos problemas do dia-a-dia. Uma mente flexível tem capacidade maior de encontrar respostas mais construtivas para os problemas e com isso alcançam melhores resultados em suas vidas pessoais e profissionais, sendo ainda um fator de proteção para a saúde mental porque gera bem-estar, tranquilidade e promove melhores relações interpessoais.

Na contramão do que significa ter uma mente flexível, as pessoas com mente rígida acabam mais propensas a desenvolver problemas emocionais (ansiedade, depressão, estresse) e de relacionamento (violência individual e social). Em geral são pessoas que afetam de forma negativa os ambientes onde estão inseridos, tem dificuldade em deixar o passado e evoluir o que faz delas pessoas que em geral impedem o progresso e o desenvolvimento de pessoas e negócios.

Diferente das mentes rígidas, as pessoas flexíveis são capazes de deixar esse modelo de funcionamento no passado e usam a criatividade e o foco nos objetivos como instrumentos de aprendizado e desenvolvimento e não se deixam abater por erros ou críticas. Essas pessoas não entram “crise” com a própria desconstrução pessoal, pelo contrário essas pessoas são impulsionadas pelos erros e julgamentos a crescer e melhorar suas vidas pessoais e seus negócios.

As pessoas com a mente flexível, apesentam algumas características que merecem ser observadas com mais cuidado. Características como não ter medo de controvérsias e conseguem duvidar de si mesmas sem entrar em crise, aceitam com naturalidade os próprios erros e as criticas que isso pode gerar em suas vidas, isso não impede que expressem seus pontos de vista. Bem humoradas as pessoas de mente flexível são inconformistas por natureza e não costumam obedecer às regras quando não encontram sentido lógico, essas pessoas são contra qualquer tipo de preconceito e discriminação, evitam a exclusão em qualquer sentido, são pessoas complexas, mas não complicadas que defendem o pluralismo como forma de vida.

Gostaríamos que compreendesse que flexibilidade não é um estado da mente e sim um processo dinâmico de auto avaliação, através da observação e análise do meio social que cada pessoa está inserida, permitindo o contato harmonioso com vários estilos de vida, sem necessariamente a obrigação de segui-los. Pessoas com a mente flexível são pessoas livres que buscam se atualizar, estão com contato com a realidade para aprender, explorar e conhecer coisas novas, elas não tem medo de mudanças que venham para somar a seus sonhos e objetivos pessoais e profissionais se atualizando continuamente e usando a criatividade como ferramenta para Voar Alto.