emoções

Você consegue reconhecer suas emoções e controlar seus impulsos?

O psiquiatra Eric Berne precursor da teoria analítica classifica tristeza, medo, alegria, afeto e raiva como as emoções básicas do ser humano, ele explica que elas podem ser experiênciadas com diferentes graus de intensidade. O excesso ou a falta destas emoções significa que algo pode estar errado e talvez mereça atenção e cuidado. Em algum momento da vida todos nós vamos sentir medo, mas viver constantemente amedrontado não é saudável e demonstra que algo precisa ser resinificado internamente, da mesma forma acontece com pessoas que não costumam demonstrar estas emoções e talvez precisem de ajuda profissional.

Você sabe por que somos capazes de reconhecer a causa dessas emoções?

Por que usamos a Inteligência Emocional para identificar e equilibrar as emoções. Quanto mais desenvolvida sua Inteligência emocional maior a sua capacidade de gerenciar e manejar de forma mais eficiente suas emoções e eventualmente as emoções daqueles que estão próximos.

Os impulsos influenciam diretamente nosso comportamento, eles surgem a partir de sentimentos e sensações, sendo considerados normais para o desenvolvimento do ser humano. Os impulsos só se tornam um problema quando não desenvolvemos nossa inteligência emocional já que esta é figura fundamental no nosso controle de impulso, influenciando diretamente nossa tomada de decisão em situações onde nossas emoções podem aparecer de forma exagerada, gerando consequências desagradáveis.

Você imagina as consequências da ausência de um bom controle de impulso?

A dificuldade com o controle de impulso costuma impedir o indivíduo de desenvolver a capacidade de adiar sua necessidade de gratificação (quer obter aquilo que deseja imediatamente), prejudicando ainda seu raciocínio, levando o sujeito a reagir de forma nem sempre socialmente correta ou aceita, com grandes prejuízos emocionais e algumas vezes matérias para si e para os outros.

É a partir do descontrole que surgem os distúrbios de comportamento e transtornos como as mentiras patológicas, a cleptomania, os distúrbios de comportamento agressivo, distúrbios alimentares, comportamentos de automutilação entre outros.

E você reconhece suas emoções? Considera sua inteligência emocional como característica fundamental para o seu desenvolvimento e controle de impulsos ou ainda tem dúvidas? Na psicoterapia podemos te ajudar a responder essas questões, auxiliando no desenvolvimento emocional e no controle dos impulsos.